Alerta: verificação em duas etapas do Twitter

Tenho duas contas ativas no Twitter, sendo uma pessoal, ambas com verificação de identidade em duas etapas, que nada mais é, grosso modo, uma segunda senha. Como eu só uso a versão web, e todas as informações são perdidas quando fecho o navegador, cada vez que vou utilizar o twitter preciso inserir os dados de usuário e senha e aguardar o envio do SMS via celular. Por ser um processo simples e rápido, não dá trabalho algum.  Às vezes existe um delay de minutos, mas a mensagem costuma chegar.

Ocorre que pela primeira vez a demora no recebimento da mensagem de texto demorou mais do que alguns segundos ou até minutos. Isso foi constatado recentemente, e entre as tentativas frustradas de login e o restabelecimento do serviço, foram mais de 12 horas, porque recebi todos os códigos atrasados, em sequência. O detalhe interessante é que o problema só foi constatado porque eu resolvi entrar no Twitter num horário e dia não pretendidos. Se não tivesse me logado, provavelmente o problema teria sido sanado e eu nem perceberia.

O que há de relevante nisso é que como eu não uso o aplicativo para smartphone, inexistia um código de backup salvo e nem havia uma sessão web aberta,  a minha única solução seria apelar para o suporte, o que pode levar dias, segundo o próprio twitter. Assim, se o serviço de envio de mensagens pifasse por dias, ficaria por dias sem usar Twitter.

Assim sendo, sugiro que as pessoas na mesma situação que a minha (utilizam apenas versão web com verificação em duas etapas com recebimento de código via mensagem de texto) ao menos gerem um código de backup. No link a seguir há instruções para tal: https://support.twitter.com/articles/20170436# (interessante ler todo o artigo).

Acabei esquecendo de publicar o post, mas hoje, 18/05/2017, o problema voltou a ocorrer. Entretanto, desta vez eu dispunha de um código de backup.

Anúncios